Close Menu

Busque por Palavra Chave

Entrevista | Rodrigo Coelho diz que vai potencializar riquezas naturais de SC na Comissão de Turismo

Por: Marcos Schettini
27/05/2022 14:42
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Primeiro catarinense a assumir a presidência da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Rodrigo Coelho (Podemos) lidera o coletivo que debate e busca alternativas para impulsionar o setor no Brasil. Deputado federal atuante em seu primeiro mandato, Coelho concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Marcos Schettini e falou de seu trabalho parlamentar em Brasília, apontando que vai buscar reeleição para continuar se dedicando por Joinville e Santa Catarina no Congresso Nacional.

O deputado ainda falou sobre a importância do turismo na economia do Brasil e como a pandemia afetou o ramo, deixando perdas de quase R$ 500 bilhões e 476 mil empregos. Ainda, comentou dos diálogos para fortalecer o turismo de Joinville após o aeroporto ser concedido à iniciativa privada, assim todo o trade turístico irá receber investimentos milionários nos próximos anos. Confira:


Marcos Schettini: O senhor assumiu uma comissão importante. O que pretende fazer na área do Turismo?

Rodrigo Coelho: A prioridade da Comissão de Turismo será contribuir com alternativas para a geração de empregos e soluções para criação de novas receitas. O setor turístico foi um dos mais afetados nos dois anos de pandemia, acumulando perdas de quase R$ 500 bilhões e 476 mil postos de trabalho. Vamos unir forças para que a retomada do setor turístico impulsione a retomada do desenvolvimento econômico de todo o Brasil.


Schettini: O senhor é o primeiro deputado catarinense a ter esta oportunidade. O que SC ganha com isso?

Rodrigo Coelho: Santa Catarina é um Estado belíssimo, com um grande potencial turístico e o catarinense é reconhecido pelo seu acolhimento diferenciado e a dedicação em tudo o que faz. Vamos potencializar as atividades turísticas que já acontecem e incentivar a vinda de mais turistas internacionais e, principalmente, de outros Estados brasileiros para conhecer nossos atrativos, riquezas naturais e a nossa gente.

Schettini: Quais são as demandas do setor?

Rodrigo Coelho: O setor turístico precisa retomar o crescimento e uma das principais demandas é a efetivação do Marco Regulatório dos Jogos (PL 442/2022), que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em fevereiro de 2022 e está aguardando votação no Senado. A aprovação do novo FUNGETUR (Fundo Geral do Turismo) e da Nova Lei Geral do Turismo também são medidas que vão revolucionar o turismo no Brasil, possibilitando a criação de empregos, geração de renda e mais investimentos.


Schettini: O que a pandemia revelou como necessidade a partir de agora?

Rodrigo Coelho: A pandemia causou profundas transformações nas necessidades da indústria turística, que terão de ser atendidas de forma permanente na oferta de seus serviços turísticos. Com a limitação das viagens para o exterior, os brasileiros “descobriram” o Brasil nesses dois anos de Covid, fortalecendo o chamado turismo de proximidade. Os próprios aspectos de saúde pública e pessoal assumirão um papel importante nas preocupações dos viajantes. A demanda turística se tornará mais individualizada e personalizada, exigindo maior qualificação dos nossos profissionais.


Schettini: Os aeroportos precisam de investimentos. O que fazer?

Rodrigo Coelho: As concessões dos aeroportos que o Governo Federal realizou nos últimos superaram todas as expectativas. As parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para o desenvolvimento do país, sendo inadmissível que em 2022 o Estado ainda tenha que administrar aeroportos. O Floripa Airport é um bom exemplo dos benefícios dos investimentos privados, transformando-se em um dos mais modernos do mundo. Os aeroportos de Navegantes e Joinville, concedidos recentemente para a CCR, sofrerão uma revolução nos próximos anos, que beneficiará todos os catarinenses.


Schettini: O preço das passagens aéreas é um fator perigoso para o turismo. O senhor pretende propor o quê?

Rodrigo Coelho: Esse assunto é complexo e não tem uma solução mágica, mas a Comissão de Turismo vai dialogar com todos os entes federativos e as empresas do setor aéreo para encontrarmos soluções para baratear o preço das passagens aéreas, como a redução do ICMS no querosene da aviação.


Schettini: O governador Carlos Moisés e sua atuação na Comissão em Brasília podem fazer o que para explodir o turismo já no final do ano?

Rodrigo Coelho: A Comissão de Turismo pode ser uma grande parceira do Estado para divulgarmos Santa Catarina para o Brasil. Temos muitas atividades turísticas e riquezas naturais belíssimas para atrair os turistas nacionais e internacionais.


Schettini: O senhor é de Joinville. O que a presidência da Comissão do Turismo pode favorecer sua cidade?

Rodrigo Coelho: Joinville vai receber grandes investimentos em seu aeroporto, que foi concedido para a iniciativa privada, e isso vai revolucionar o turismo da cidade. A Comissão de Turismo já está dialogando com o trade turístico para buscar soluções inovadoras e potencializar a Capital Nacional da Dança e sede da única filial do balé Bolshoi. Temos, também, o turismo de negócios, o turismo rural e belezas naturais, como a Baía da Babitonga.

Schettini: O senhor tem uma boa experiência como deputado federal. O que vai buscar nas eleições de 2022?

Rodrigo Coelho: Sou pré-candidato à reeleição, para continuar trazendo mais recursos para Santa Catarina, resgatando o protagonismo político e econômico de Joinville e da região Norte de Santa Catarina. Além de aprovar as grandes reformas que o Brasil precisa e que ficaram pendentes (Administrativa, Tributária e do Pacto Federativo), precisamos agilizar as obras de duplicação das nossas BRs. Não é apenas “Mais Brasil e Menos Brasília”. Precisamos de união de esforços por “Mais Santa Catarina e Menos Brasília”.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro